Sessão solene na Alerj marca a fundação do Instituto Cultural Brasil-Coreia
Sessão solene realizada no último dia 13, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro marcou a fundação do Instituto Cultural Brasil Coreia-ICBC. Compuseram a mesa: Arthur Monteiro, deputado licenciado, secretário estadual de Trabalho e Renda, Insang Hwang, cônsul-geral da República da Coreia, Kim Yong Min, presidente do ICBC, Marcos Rogério Leal, vice-presidente do ICBC, Bruno Silvestre, diretor jurídico do ICBC, e David Leal, 2° vice-presidente do ICBC.
Substituindo o deputado estadual Leo Vieira, que abriu a sessão, o secretário estadual Arthur Monteiro conduziu as saudações proferidas, todas exaltando o intercâmbio e enriquecimento culturais entre a Coreia e Brasil, quiçá todos os países do mundo. Prestigiaram, entre autoridades e personalidades presentes, cônsul cultural do Japão Rina Ishikawa, vice-cônsul Kana Hasegawa do setor política, assessora do cônsul-geral, Marcelle Serrão Faria.
Emocionado, o presidente do ICBC, grão mestre Kim Yong Min, há 47 anos no Brasil, onde criou filhos e netos, agradeceu a presença de todos. Fundador da Confederação Brasileira de Taekwondo, divulgou a arte marcial coreana na extinta TV Manchete e em histórias em quadrinhos como o lendário “Mestre Kim”.
O cônsul-geral Insang Hwang agradeceu o acolhimento da nação brasileira aos sul coreanos desde 12 de fevereiro de 1963, completando 60 anos de imigração bem-vinda.
Os integrantes da solenidade foram convidados para coquetel na galeria, e assinaram o Livro de Atas da Fundação do Instituto Cultural Brasil Coreia.
(Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro)