União dos Clubes de Gueitebol do Brasil celebra 40 anos com Jantar e Campeonato Internacional

Autoridades da UCGB no palco para cortar bolo e cantar parabéns

 

Nos dias 2 e 3 deste mês, a União dos Clubes de Gueitebol do Brasil (UCGB) realizou o 7º Campeonato Internacional de Gueitebol Memuro-Brasil, no Estádio de Gateball Toru Hondo, no Jabaquara, zona sul de São Paulo. Participaram 119 equipes, sendo três delas da Argentina. Como parte da comemoração dos 40 anos de fundação da UCGB, o Campeonato teve uma praça de alimentação e uma barraca de venda de produtos comemorativos, como camisetas, e o segundo dia de competições foi transmitido ao vivo pela plataforma YouTube com narração do presidente da UCGB, Julio Katsumi Hagio.

Argentina já participa da competição “há 5 ou 6 edições”

 

A cerimônia de abertura, ocorrida no sábado, contou com a presença do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; secretário municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (Seme), Cacá Vianna; subprefeito do Jabaquara, Roberto Bonilha e subprefeito de Vila Mariana, Luiz Felipe Miyabara, além de muitos outros representantes nipo-brasileiros das mais variadas áreas, como os vereadores da câmara de município de São Paulo, Aurélio Nomura e George Hato; presidente da comissão de esportes da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Robeto Tanaka; Massah Fujimoto, representando o ex-presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Walter Ihoshi; terceiro diretor vice-presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo – Enkyo, Kenji Inoue; diretor do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, Mario Maeda; presidente da União Cultural e Esportiva Sudoeste (Uces), Silvio Furukawa; e a presidente da Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibô-no-Iê, Dirce Shimomoto.

As autoridades da UCGB, presidente Julio Katsumi Hagio, vice-presidente Jorge Massashigue Kaku, conselheiros consultivos Seizi Oga, Hatiro Honda, Paulo Takamura e Massao Suzuki, e o presidente do conselho deliberativo Alberto Sakakisbara, compuseram a tribuna juntamente com os convidados.

Homenagens – Logo no início da abertura foi dedicado um minuto de silêncio em homenagem ao ex-vereador Arnaldo Faria de Sá, que faleceu no dia 16 de junho, que costumava sempre prestigiar os eventos organizados pela UCGB.

Conselheiro consultivo Seizi Oga e o atual presidente, Julio Hagio

 

Após a execução dos hinos nacionais japonês e brasileiro, o presidente Hagio da UCGB fez um breve discurso agradecendo a todos os atletas participantes, autoridades presentes e a família Hondo, pela colaboração para a realização do evento e pela contribuição do ex-presidente Toru Hondo na construção do estádio de gueitebol, onde foi realizado o Campeonato e palco de muitas outras importantes competições.

Em seguida, o vereador Aurélio Nomura, autor do projeto de lei para nomear o primeiro e o maior estádio de uso exclusivo de gueitebol no mundo em homenagem ao ex-presidente Hondo, convidou o prefeito Ricardo Nunes para a entrega da carta de lei à família Hondo.

Em seu discurso, o prefeito demonstrou admiração pela dedicação, seriedade e disciplina da comunidade japonesa e expressou sua satisfação e orgulho em ter na cidade de São Paulo o único estádio do mundo destinado exclusivamente a prática de gueitebol. Também reconheceu e agradeceu a importante participação econômica dos imigrantes japoneses e seus descendentes gerando renda e emprego na cidade.

Resultados – Após os discursos das autoridades, a equipe de Birigui, que foi vencedora geral da última edição, fez a devolução do estandarte e troféu transitório.

Ainda na abertura, destaques do Campeonato foram homenageados. Quatorze atletas com mais de 88 anos e dezesseis atletas de até 15 anos receberam uma cesta de produtos orientais das autoridades. O atleta mais veterano participante foi Julio Shoiti Ichige de 94 anos da equipe de Rio de Janeiro, e a atleta mais jovem foi Karen Kitabayashi de 11 anos da equipe de Cipó.

Na sequência, o diretor de arbitragem Célio Shoiti Hagio explicou sobre o regulamento e os cuidados durante o jogo, e com o anúncio do início das partidas pelo diretor técnico Daniel Yoshikazu Kawakami os atletas se dirigiram para suas respectivas quadras.

Saga “E”, campeã geral e da categoria Diamante do 7º Campeonato Internacional Memuro-Brasil

 

Após dois dias de campeonato, foram premiadas quatro equipes de cada categoria, diamante, ouro e prata. Equipe vencedora geral e da categoria diamante foi a Saga-E, a vice-campeã foi a equipe de Birigui, e as duas equipes do terceiro colocado foram Saga-A e Matilde-B.

Os classificados da categoria ouro foram Nippon em primeiro lugar, Jales em segundo, e Argentina-B e Saga-D em terceiro.

Já na categoria prata, a equipe campeã foi Nippon-A, vice-campeã foi Nippon-B e as equipes de Goiânia e Caraguatatuba classificaram em terceiro lugar.

Argentina – Um dos destaques durante a premiação foi a equipe de Argentina, todos os competidores independentemente da nacionalidade comemoraram e parabenizaram a conquista. As três equipes argentinas constituídas por 17 integrantes, chegaram ao Brasil na quinta-feira, um dia anterior do Jantar Comemorativo.

Eles explicaram que já participam desse Campeonato Internacional de Gueitebol Memuro-Brasil há 5 ou 6 edições e todas as vezes se surpreendem com o número de praticantes brasileiros. Eles interagiram com os atletas brasileiros trocando contatos e registraram o momento de muita alegria com uma sessão de fotos.

Ao encerrar o evento com muito sucesso, o presidente Hagio disse sobre a visita do prefeito Ricardo Nunes ao Campeonato como uma coisa muito importante, pois “nunca na história do gueitebol recebemos uma autoridade máxima como o prefeito em nosso estádio”. “Além de enriquecer muito o nosso evento, é um reconhecimento às nossas atividades da União”, comentou presidente. Ele ainda revelou que de acordo com a assessoria do prefeito, a programação a princípio era uma visita bem rápida de apenas 15 minutos. “O prefeito gostou realmente da comunidade e se identificou tanto com ela que por final acabou ficando por mais de uma hora aqui no evento e isso para nós uma satisfação muito grande”, disse Hagio, mencionando que Ricardo Nunes até experimentou de pegar no taco e passou umas bolinhas pelo arco.

UCGB realiza Jantar em comemoração aos seus 40 anos

 

Como parte da comemoração dos 40 anos de fundação da UCGB, foi realizado no dia 2, um jantar no Espaço Hakka, no bairro da Liberdade, em São Paulo. O salão lotou de atletas participantes do 7º Campeonato Internacional de Gueitebol Memuro-Brasil e autoridades convidadas até o mezzanino. Homenagens aos personagens que se destacaram com suas contribuições a União, apresentações musicais e artísticas do grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko e cantora Karen Ito, e sorteio com mais variados prêmios animaram a noite de sexta feira.

Uma das autoridades convidadas, a vice-cônsul responsável por assuntos culturais e imprensa do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Akiko Kikuchi, disse em seu discurso que o esporte “é um legado muito importante para as próximas gerações”, expressando sua admiração pela entidade que promove o intercâmbio esportivo e cultural, ultrapassando fronteiras e que atua como um importante ponte de ligação e laço de amizade entre Japão, Brasil e mais outros países.

O evento, além de autoridades que participaram presencialmente, também recebeu depoimentos do Japão. O presidente da World Gateball Union (WGU), entidade máxima normativa que coordena as atividades de gueitebol no mundo, Keiichi Imagawa, enviou uma mensagem através de vídeo, agradecendo a recepção e colaboração da UCGB na realização do 12º Campeonato Mundial ocorrido no Brasil em 2018. Parabenizou o 40º aniversário e disse que pretende manter e fortalecer a relação de amizade com a União daqui em diante também.

Acordo de Amizade – Prefeito da cidade de Memuro, em Hokkaido, considerado o berço do gueitebol, Akira Teshima, também não deixou de participar do evento, através de uma carta, que foi lido ao público pelo mestre de cerimônia Atsushi Abe. Em sua carta, o prefeito Teshima relembrou a amizade entre a cidade de Memuro e a UCGB de longa data, citando os encontros, que ocorreram tanto no Brasil quanto em Hokkaido, desde 1991, e o Acordo de Amizade e Cooperação firmado na ocasião do Torneio Internacional de Gueitebol promovido pela UCGB na comemoração de 30 anos. Prefeito Teshima encerrou sua carta desejando ainda mais sucesso à UCGB, que o esporte continue sendo preservado e divulgado para as próximas gerações.

“Gateball 40 anos no Brasil”

 

No evento, também ocorreu a cerimônia de lançamento do livro confeccionado em comemoração aos 40 anos, redigido pelo atual conselheiro consultivo e ex-presidente Seizi Oga. A primeira edição foi entregue do próprio Seizi diretamente às mãos do atual presidente Hagio.

Homenagens aos ex-presidentes e personagens que tiveram uma contribuição excepcional para que a União tivesse chegado aos seus 40 anos não faltaram. A família do ex-presidente Toru Hondo (filha Cristina e neto Rafael), que coordenou as obras da construção do estádio de gueitebol, secretária Andrea Hanashiro, que se dedica há mais de 20 anos à UCGB, Masao Suzuki e Nobuko Hojo, que atuam na comunicação mantendo contato com entidades do Japão e traduzindo as mensagens, e representante da delegação de Argentina foram alguns dos homenageados. A delegação argentina também retribuiu a homenagem presenteando uma placa comemorativa ao presidente Hagio.

Após as homenagens, todos cantaram parabém e um grande bolo foi cortado pelas autoridades e representantes da UCGB. Em seguida, todos se deliciaram com o jantar oferecido pelo Buffet Yano, após o brinde conduzido pelo vice-presidente Jorge Kaku. Durante o jantar, foram realizados sorteios dos mais variados prêmios e uma apresentação musical e artística da Karen Ito em conjunto com o Ryukyu Koku Matsuri Daiko animaram ainda mais a noite de muita comemoração.

(Lika Shiroma)

 

Deixe uma resposta