União dos Clubes de Gueitebol do Brasil celebra 40 anos de sua fundação

 

Fundada em 1982 como a primeira entidade de gueitebol do país, a União dos Clubes de Gueitebol do Brasil (UCGB) completa 40 anos dedicados a preservação e a difusão do esporte.

No dia 1 de julho, a União realizará o Jantar Comemorativo no Espaço Hakka, no bairro da Liberdade, em São Paulo, e todos os atletas inscritos no 7º Campeonato Internacional de Gueitebol Memuro – Brasil estão convidados.

O Campeonato ocorrerá nos dias 2 e 3, fazendo parte desta comemoração. A expectativa da União é que seja um dos maiores torneios já realizados.

A União explica que este Campeonato tem como principal objetivo estimular à integração dos jogadores de Memuro (cidade da província de Hokkaido, no Japão, considerado o berço de gueitebol) e do Brasil, contribuindo para a intensificação do intercâmbio técnico e cultural entre o Brasil e Japão.

Segundo os registros da UCGB, a relação de amizade entre Memuro e a União começou em 1991. Desde então, oito encontros aconteceram, no Brasil e em Hokkaido, sendo o último, em 2012 no Brasil, por ocasião do Torneio Internacional de Gueitebol promovido pela UCGB, em comemoração aos 30 anos de sua fundação.

Neste encontro, foi firmado um Acordo de Amizade e Cooperação entre Memuro e UCGB. Como lembrança deste acordo, a União recebeu um estandarte das mãos do prefeito da época, Yoshinori Miyanishi, confeccionado especialmente pela prefeitura de Memuro, que se tornou o prêmio de posse transitória do Campeonato Internacional de Gueitebol Memuro – Brasil para a equipe que obtiver o melhor desempenho.

O diretor de divulgação da UCGB, Thiago Yuiti Yuhara, conta que o Jantar Comemorativo trará atrações especiais: sorteios de 15 relógios marcadores (equipamento utilizado durante as partidas de gueitebol para registrar pontuações e o tempo de jogo), que foram presenteados pela World Gateball Union (WGU), entidade máxima normativa que coordena as atividades de gueitebol no mundo, e a Nichiyo Co. Ltda., empresa japonesa que fabrica e comercializa produtos esportivos com destaque ao gueitebol, e outros brindes; além de apresentações artísticas e musicais da cantora Karen Ito e do grupo de taikô de Okinawa, Ryukyukoku Matsuri Daiko da Vila Carrão.

Segundo Yuhara, são 119 equipes inscritas no Campeonato divididos em três categorias, prata, ouro e diamante. “Dentro dessas equipes, teremos a participação de três equipes da Argentina”, disse. “Ainda como diferencial, haverá uma área de alimentação com barracas de comidas japonesas”, completou Yuhara.

Segundo o presidente da UCGB, Julio Katsumi Hagio, os preparativos para a comemoração acontecem desde o ano passado. “Enfrentamos dificuldade para alugar o espaço e contratar o serviço de buffet, mas a organização em comissões e reuniões frequentes ajudaram a superar cada obstáculo”, explicou presidente comentando sobre as consequências da pandemia que trouxe insegurança para a realização dos eventos.

“Desde a fundação, trabalhamos com o seguinte valor: não é para a União, mas é para os atletas”, diz o presidente relatando sobre o que motivou a diretoria e a comissão persistirem e continuarem se dedicando.

Sobre o futuro, Hagio diz que pretende investir ainda mais nos jovens e novos atletas. “Esse ano já conseguimos 150 novos jogadores, vamos trabalhar para que esse número continue a crescer, pois acredito que é como se plantamos hoje para colhermos amanhã”, completou.

(Lika Shiroma)

 

Deixe uma resposta