A pedido de vereador Aurélio Nomura, ruas da Liberdade serão recapeadas

Início do programa de recapeamento que vai beneficiar 20 milhões de m² de ruas e avenidas até 2024 (Foto: Paulo Guereta/Secom)

 

Depois da iluminação  pública, que foi totalmente revitalizada com a limpeza dos suzurantos (tradicionais luminárias japonesas em forma de globo) e a troca das lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED, o bairro da Liberdade – principal reduto das comunidades asiáticas – está passando por novas melhorias que beneficiarão ainda mais o comércio e a vida dos moradores e frequentadores da região.

É que a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, iniciou o recapeamento de cinco ruas da região, atendendo ao pedido feito pelo vereador Aurélio Nomura,. Serão contempladas as ruas São Joaquim, São Paulo, Galvão Bueno e Barão de Iguape, artéria de grande importância da Liberdade.

“Essas vias têm alto fluxo de veículos, inclusive de ônibus como acontece com a Barão de Iguape e há anos não recebem melhorias. Conseguimos sensibilizar o prefeito Ricardo Nunes e o secretário das Subprefeituras Alexandre Modonezi sobre a necessidade do recapeamento dessas vias da Liberdade, que vai melhorar o trânsito local e o visual da região”, destaca o vereador Aurélio Nomura.

O vereador faz questão de agradecer ao prefeito Ricardo Nunes e ao secretário Modonezi por entenderem a necessidade urgente da zeladoria na Liberdade e incluir essas quatro vias do bairro no programa que prevê o recapeamento de 5,8 milhões de m² de ruas e avenidas da capital. Essas obras tiveram início na madrugada de terça-feira (21) em dez vias da cidade, beneficiando todas as regiões e se encerrará no final de 2024, com 20 milhões de m² recapeados.

Citando os números da Prefeitura, o vereador Nomura observa que o programa tem investimento de cerca de R$ 1 bilhão em serviço, com a utilização de material reciclado e que oferece maior durabilidade ao asfalto. Além da recuperação asfáltica, se necessário, serão feitas obras de base de concreto que inclui sarjetas e guias rebaixadas para contemplar a mobilidade. A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSub) mapeou toda a malha viária da cidade usando o Sistema Gaia, que identifica e classifica as vias paulistanas.

“Com essas ações, vamos ter um bairro da Liberdade melhor e também uma cidade melhor, pois as maiores reclamações dos munícipes registradas no Portal 156 da prefeitura, com relação a zeladoria, referem-se ao mau estado do asfalto”, afirma o vereador Aurélio Nomura.

 

Mapeamento – A situação das ruas e avenidas foi identificada por meio de um dispositivo acoplado em 108 carros de aplicativos e táxis parceiros, que circulam por toda a cidade. Por esse equipamento foi possível verificar e localizar os defeitos e irregularidades em tempo real, possibilitando que a via receba o recapeamento necessário.

Onde o Sistema Gaia mostrar que a situação é ruim ou péssima, outros dois equipamentos serão usados para diagnosticar a ondulação do asfalto, se é superficial ou estrutural: o Pavscan, um scanner moderno, e o FWD, que avalia a profundidade do dano por meio de impactos no solo.

 

 

Deixe uma resposta