Graziela Tamanaha assume presidência da Comissão de Jovens do Bunkyo no ano do 25º aniversário do Seinen

A nova diretoria do Seinen Bunkyo, que celebra seu 25º aniversário em 2022 (Fotos: Aldo Shiguti)

Em cerimônia bastante concorrida, com direito a presença do cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana e mensagem do embaixador do Japão Teiji Hayashi, tomou posse no dia 2 de abril, no salão nobre da Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social , no bairro da Liberdade, na capital paulista, a nova Diretoria da Comissão de Jovens (Seinen) da entidade. Rafael Pettersen deixou o cargo de presidente após dois mandatos e em seu lugar assumiu Graziela Tamanaha, vice-presidente em sua gestão.

Em formato híbrido, o evento contou com a participação do Projeto Sankyu. Estiveram presentes ainda o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, e vários diretores da entidade, entre eles o vice-presidente Roberto Nishio – que também preside a Fundação Kunito Miyasaka –e o presidente da Comissão de Administração do Parque Bunkyo Kokushikan, Celso Mizumoto, além da diretora Social Teruco Kamitsuji; do diretor de Esportes, Roberto Tanaka; a diretora de Comunicação, Patrícia Takehana e o presidente do Conselho Deliberativo, Jorge Yamashita.

Graziela Tamanaha, Rafael Pettersen e Celso Mizumoto

Como bem lembrou a mestre de cerimônia Erika Yamauti – que presidiu o Seinen em 2004 – Graziela Tamanaha assume a presidência no ano em que a Comissão de Jovens comemora seu 25º aniversário.

Audácia com comedimento – Antes do discurso da nova presidente, porém, Rafael Pettersen fez sua saudação de despedida. “Audacioso com comedimento”, como definiu Celso Mizumoto – que mais tarde o homenagearia – Pettersen fez um discurso bastante emocionado,

Graziela Tamanaha assina o termo de posse observado por Ishikawa

Terceiro não descendentes de japoneses a presidir o Seinen Bunkyo e o segundo a permanecer por dois mandatos, ele lembrou que os dois últimos anos foram difíceis por conta da pandemia mas que mesmo assim a Comissão participou de várias atividades, como a Campanha de Doação de Sangue. E encerrou sua fala com sentimento de gratidão e feliz por encerrar mais um ciclo.

Uchinanchu – Após assinar o termo de posse, Graziela Tamanaha fez seu primeiro discurso como presidente lembrando de suas origens. “Cresci em contato com a cultura japonesa, através dos valores, tradições, músicas, desenhos e principalmente a gastronomia, mas só me dei conta quando passei a me entender como pessoa. Mas não foi só a cultura japonesa que faz parte do meu dia a dia. Eu também tenho a cultura uchinanchu presente”, explicou Graziela, acrescentando que guarda com carinho a época em que sua avó ia encontrar suas amigas no kaikan e lá dançavam bon odori.

Disse que seu primeiro contato com o Bunkyo foi em 2008, ano das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil mas foi somente em 2016 que decidiu entrar para o Seinen “pois depois de dois anos no Festival do Japão como voluntária, eu queria poder fazer mais pela comunidade”.

Presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa: protagonismo

“Ao olhar para tudo que tenho construído, vejo o quanto eu tenho aprendido e crescido, e ainda tenho muito para aprender. Esse é apenas o começo. Quando cheguei no Bunkyo, não passava pela minha cabeça assumir a presidência do grupo um dia, eu só queria poder ajudar nos eventos, mas abracei as responsabilidades e depois de quase 6 anos, era isso que eu tinha que fazer, por este grupo que tem somado tanto na minha história”, disse Grazi, lembrando que, além de operacionalmente, a Comissão de Jovens fez parte das diversas comissões que compõem o Bunkyo e seus eventos.

Inspiração – Para ela, “ser mulher na liderança não é fácil, mas espero conseguir inspirar outras mulheres a assumirem papéis como este e irem atrás dos seus objetivos. E finalizou agradecendo os membros de sua equipe por terem aceitado o desafio de estarem com ela nesta empreitada.

Cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana

Já o cônsul Ryosuke Kuwana expressou sua gratidão aos jovens pelos esforços para preservar e transmitir os valores e a cultura japonesa enquanto Renato Ishikawa parabenizou a nova presidente por contar com cinco diretoras mulheres na equipe e também chamou a atenção para a importância da presença de não nikkeis no Seinen;O presidente do Bunkyo destacou ainda que, desde que assumiu a presidência da entidade elegeu, entre outras metas, incentivar o protagonismo dos jovens e dar ênfase aos relacionamentos, sejam eles de pessoa para pessoa ou entre entidades. 

Prestígio – Lembrou que a pandemia acelerou o processo de digitalização, o que encurtou o caminho para que os jovens assumissem cada vez mais papel de destaque nas entidades nikkeis. E destacou que a atual diretoria do Bunkyo conta com dez diretores com menos de 40 anos de idade. “A presença hoje de boa parte da nossa diretoria nessa cerimônia, mostra a importância que os jovens tem para nós, pois são vocês que terão a missão de nos substituir e preservar e divulgar a cultura japonesa”,, finalizou Renato Ishikawa.

Cerimônia contou com participação especial do Projeto Sankyu

Após a apresentação de uma mensagem gravada pelo embaixador Teiji Hayashi, teve início as homenagens. Teruco Kamitsuji, carinhosamente chamada de “mãe dos jovens”, conduziu o brinde.

DIRETORIA DA COMISSÃO DE JOVENS
DO BUNKYO GESTÃO 2022

Presidente: Graziela Tamanaha

1º Vice-Presidente: Lucas Barbosa Vellardi

2ª Vice-Presidente: Lara Kimie Monteiro Kinsui

Secretária Geral: Carolina Kikugava

Diretora de Comunicação e Marketing: Isabela Chiam

Diretor Financeiro: Armin Ovca Fischer

1ª Diretora de Recursos Humanos: Isabela Falcão

2ª Diretora de Recursos Humanos: Ingrid Gonçalves

Diretor de Projetos: Douglas Mitsuyuki Ito

Diretor de Patrimônio: Thiago Massanori Miyamoto

Deixe uma resposta