Embaixador do Japão no Brasil visita Maringá (PR) para fortalecer parcerias

Prefeito de Maringá, Ulisses Maia, e embaixador Teiji Hayashi durante encontro (Rafael Macri/PMM)

 

Para ampliar as parcerias e fortalecer a preservação da cultura japonesa em Maringá, no Paraná, o prefeito local Ulisses Maia recebeu na quinta-feira (08), uma comitiva com o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, e o cônsul geral em Curitiba, Keiji Hamada. Durante o encontro, eles discutiram sobre novas parcerias na área da educação, economia e fortalecimento das relações diplomáticas.

Maia destacou a importância da comunidade japonesa para o desenvolvimento da cidade, lembrando que no próximo ano Maringá comemora 50 anos da irmandade com a cidade japonesa de Kakogawa. “Maringá tem 75 anos e vamos completar 50 anos de irmandade. Nossa história está muito ligada com o Japão”, disse o prefeito. Em 2023, diversas atividades serão realizadas em comemoração aos laços de irmandade.
O prefeito também aproveitou para fortalecer novas parcerias, principalmente na área da educação e economia. A rede municipal é referência em qualidade de ensino e sobre o tema sustentabilidade. Maringá é a maior signatária da rede de ′Escolas Pelo Clima′, que reúne instituições de todo o Brasil comprometidas com o clima. Além disso, o prefeito Ulisses Maia e as autoridades do país também discutiram a possibilidade de estreitar parcerias econômicas.
O embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, discutiu a possibilidade da apresentação de empresas maringaenses em uma das feiras mais importantes de alimentos da Ásia. “Agradeço o apoio do prefeito e da cidade à toda a comunidade japonesa. Estamos dispostos a fazer novas parcerias entre Maringá e o Japão e minha visita é o primeiro passo para fortalecer nossas ações”, destacou.
Ao final da visita, o prefeito Ulisses Maia presenteou o embaixador Teiji Hayashi com um quadro da Catedral de Maringá e uma folha bordada com uma imagem da cidade. O prefeito também foi presenteado.
Além da visita no Paço Municipal, o embaixador conheceu o Parque do Japão, o maior jardim japonês fora da terra do sol nascente e deve visitar outras instituições ligadas à comunidade nikkei na cidade. Além do embaixador e do cônsul japonês, participaram da visita o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, Eduardo Suzuki e o presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hossokawa.
Também participaram os secretários da Aceleração Econômica e Turismo, Marcos Cordiolli; Criança e Adolescente, Aline Câmara Dias; Compliance, Camille Faccin; Fazenda, Orlando Chiqueto; Educação, Tania Periotto, e de Políticas Públicas para Mulheres, Terezinha Pereira.

Deixe uma resposta