Com presença do cônsul, Bunkyo de Suzano retoma Festa da Cerejeira

Cônsul Ryosuke Kuwana esteve na Festa de Suzano pela 1ª vez

 

A Associação Cultural Suzanense (Bunkyo Suzano) realizou, nos dias 23 e 24, em sua sede, a 35ª edição da Festa da Cerejeira, que este ano contou com a ilustre presença do cônsul geral do Japão em São Paulo , Ryosuke Kuwana, e do presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Renato Ishikawa, além de autoridades locais, como o prefeito Rodrigo Ashiuchi e o vice e também secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto.

Realizado após um hiato de dois anos por conta da pandemia, a tradicional Festa da Cerejeira de Suznao, que este ano chegou a sua 35ª edição, teve uma progração especial. Além da famosa gastronomia japonesa – foram consumidos cerca de duas toneladas de macarrão de yakisoba –, das apresentações artísticas, bazaristas e o concurso Miss Cerejeira, o evento contou também com a 40ª Exposição de Nishikigoi da Associação Brasileira de Nishikigoi, além do Espaço Anime.

Prefeito Rodrigo Ashiuchi ladeado pelo vice, Walmir, a Miss Cerejeira e Reinaldo Katsumata

 

Na cerimônia de abertura, os organizadores prestaram diversas homenagens a autoridades, personalidades e colaborares. Entre os homenageados, destaques para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, o cônsul geral do Japão, o presidente do Bunkyo e a diretora do Departamento de Mães, Sadako Yoshida, entre outros.

Preservação da cultura – Pela primeira na Festa da Verejeira, Ryosuke Kuwana disse que muito o emociona ao ver que, apesar da distância geográfica que separam os dois países, a cultura japonesa está sendo preservada e transmitida aos brasileiros.

Presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa também foi homenageado

 

Já o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, que também esteve na festa pela primeira vez, destacou que ficou impressionado com a organização do evento. “Fiz questão de estar presente aqui no dia hoje também em consideração ao presidente Reinaldo Katsumata, que é nosso Representante Regional e tem feito um papel muito importante”, disse. Segundo Renato Ishikawa, a Festa da Cerejeira é um acontecimento importante no Japão pois é quando as famílias se reúnem sob os pés de sakura para contemplarem a beleza das floradas.
Ele também destacou a participação dos voluntários, que dispendem de seu precioso tempo e, sem ganhar nada, ajudam a fazer a festa.

O presidente do Bunkyo finalizou sua fala convidando os presentes a participarem do Desfile Cívico que acontecerá no dia 4 de setembro no bairro da Liberdade, oportunidade que a comunidade agradecerá a acolhida do povo imigrante aos nossos pioneiros.

Cônsul visitou a Exposição de Nishikigoi na Festa da Cerejeira

 

Gratidão – Em seu discurso, o prefeito de Suzano fez questão de lembrar que a pandemia não acabou, “mas Suzano foi exemplo e avançou na vacinação contra a Covid-19, o que permitiu o retorno desta festa”.
“Quero agradecer a todos que fizeram de tudo para que a Festa da Cerejeira voltasse a ser realidade. A comunidade japonesa é presente e atuante na trajetória de Suzano, e agora não foi diferente. Temos uma gratidão muito grande pelo povo japonês e seus descendentes. Um evento tão importante para o município não pode deixar de acontecer. Que se prolongue por muitos e muitos anos”, disse o prefeito, explicando que “essa festa não é só da comunidade japonesa”.

Dona Sadako Yoshida, diretora do Departamento de Mães

 

“A história de Suzano é formada por vários povos que vieram para cá e todos foram importantes para transformar nossa cidade em uma referência do Alto Tietê”, salientou Rodrigo Ashiuchi, que fez questão de agradecer o Consulado do Japão pela oportunidade de ter conhecido a terra dos seus avós.
Anfitrião da festa, Reinaldo Katsumata disse ao Nippon Já que o momento era de agradecer a todos que tornaram possível a retomada do evento após dois anos de paralisação. “Foram dois anos muito difíceis, mas graças a Deus conseguimos superar essas dificuldades com a ajuda de todos, principalmente dos voluntários, dos associados, da diretoria, dos parceiros”, disse o presidente do Bunkyo Suzano, explicando que a expectativa era receber 30 mil visitantes nos dois dias de programação.

Movimento foi intenso na cozinha do Bunkyo de Suzano

 

 

 

Deixe uma resposta