Água saborizada e ‘jidou Hanbaiki’ se tornam as queridinhas dos brasileiros no verão japonês

Casal Lincon e Maisa se refrescam e hidratam com água saborizada (Fotos: Silvio Mori)

 

(Por Silvio Mori, especial para o Nippon Já)

Durante as altas temperaturas não basta apenas ambientes climatizados para aguentar o intenso calor no Japão, a hidratação como todos sabem é muito importante para a saúde. Para facilitar o dia a dia, as máquinas de vendas automáticas de bebidas estão espalhadas por todo o país e já se tornaram “queridinhas” entre os brasileiros.

Para quem chega pela primeira vez, elas são novidades, mas já estão há muito tempo espalhadas pelas ruas, shoppings, supermercados, estacionamentos e estações de trens de todo o país.

A diversidade de bebidas depende da marca do fabricante, mas geralmente, há sempre duas ou mais máquinas, uma do lado da outra para que a pessoa possa escolher, entre chá, refrigerantes e energéticos.

Para Harumi Morii, 23 anos, nascida no Japão, viver sem as máquinas é algo impensável. Segundo ela, as “jidou hanbaiki” se resume na frase popular do Brasil, “é uma mão na roda”, principalmente em dias quentes.

“Eu utilizo muito as máquinas de bebida, principalmente nesse calor q tá. Porque a bebida tá geladinha. Eu sempre usei jidouhanbaiki desde pequena, tem em qualquer lugar, onde for tem uma máquina no mínimo. E tem variedade de bebidas e não é só bebidas, tem também de comidas”, comentou.

Para garantir as bebidas neste verão, Harumi não abre mão das “jidou hanbaiki”

 

Águas saborizadas – Existe uma variedade de bebidas comum no Japão, mas novidade para os estrangeiros, poucas ou quase nenhuma são conhecidas no Brasil. Além de inúmeros chás gelados ou quente, as águas com sabor tem conquistado o consumidor, que além de hidratar busca saciar a intensa sede no verão.

Este é o quarto verão do casal Lincon Koyama (29) e Maisa Matsunaka (20), residentes em Kanagawa, próximo a Tóquio, onde as temperaturas no mês de junho ultrapassaram os 35°C. Para refrescar e hidratar os dois preferem as águas saborizadas, chegam a consumir cerca de quatro garrafas de 250 ml cada por dia.

“Além de ser gostosas, ainda ajudam a repor os sais mineiras e algumas outras vitaminas”, disse Lincon. Com diversos sabores e nutrientes, as águas saborizadas tem conquistados cada vez mais a população no Japão e principalmente os estrangeiros, acostumados mais com a água mineral natural. Quem nunca foi abordado nos semáforos do Brasil por um vendedor de água? Algo inexistente no arquipélago japonês, porém, nas lojas de conveniências e nos supermercados as águas com sabores são um sucesso de vendas.

Para quem não tem o costume de beber água natural, uma com sabor ajuda no consumo, como acontece com a Maisa. “Como eu não tenho muito costume de beber água mineral, as águas saborizadas me ajudam a consumir mais líquido nesse verão”, explica.

Dica – Como o verão no Japão está apenas no começo vale lembrar que, as perdas de água pelo organismo são maiores em comparação com as estações mais frias. A água é um dos principais responsáveis pela manutenção da temperatura corporal, regula a saúde e o desempenho de todas as funções do corpo humano.
Fica a dica para quem está no Japão!

 

 

Deixe uma resposta