Macos Yamada – Cidade de Registro (SP) é exemplo para a comunidade mesa-tenística

20A Arteme (Associação Registrense de Tênis de Mesa) nasceu da união de mesa-tenistas e pais de atletas que tinham como objetivo incentivar o esporte numa região que conta com muitos descendentes de japoneses, uma vez que este esporte é muito praticado lá, e criar um ambiente harmonioso onde adultos e crianças pudessem praticar e se desenvolver neste esporte olímpico; além de ajudar na formação de cidadãos através da disciplina, organização e compromisso.

Atualmente, a associação conta com três técnicos: Fabio Shiray, Marcio Fujihara e  Jun Moribe, japonês que veio ao Brasil no início da pandemia e que tem aprimorado e atualizado em muito a técnica de ensino do tênis de mesa na associação.

Moribe é natural de Shiga-ken, foi jogador por mais de 20 anos em seu país e participou de vários torneios nacionais, incluindo o Campeonato Nacional do Japão e Campeonato Deportivo Nacional. Formou-se em educação física pela faculdade de Tsukuba e especializou-se em tênis de mesa. Ampliou seus conhecimentos como treinador na Romênia, Suécia e China. Atuou como treinador de tênis de mesa no Japão até 2013 quando então resolveu difundir o esporte para outros países e mudou-se para a América. Passou 2 anos em El Salvador como treinador da seleção nacional e participou do Projeto Nittaku para a massificação no esporte naquele país. Esteve também em Porto Rico, onde treinou Adriana Diaz (17ª no ranking mundial), e República Dominicana, antes de vir ao Brasil.

Outro detalhe importante é que Registro foi a primeira cidade a receber voluntários da Jica para tênis de mesa.Até então nunca haviam enviado técnicos para essa modalidade – Taichi Suguimoto contribuiu até o surgimento da pandemia, quando teve que retornar ao Japão.

Atletas da Arteme tiveram a oportunidade de fazer parte de equipe de treinamento no Japão e China pela Butterfly e atualmente a Arteme conta com treinos nos 3 períodos e está preparado para receber desde iniciantes até atletas de alto rendimento e já recebeu atletas de outras cidades brasileiras e até mesmo do Chile para intercâmbio cultural e troca de aprendizado e aprimoramento neste esporte.

Alguns mesa-tenistas da associação tiveram o orgulho de vestir a camisa da seleção brasileira e hoje, a atleta Karina Ayumi Senaga Shiray é a representante registrense que faz parte da Seleção de Base do Brasil. Destaque também para Gabriel Yoshimoto, campeão brasileiro paralímpico escolar; Ignez Moraes, campeã sudoeste, que até hoje mostra-se entusiasmada pelo esporte.

Karina Shiray tem surpreendido bastante o cenário nacional, com apenas 14 anos apresenta um curriculum extenso incluído campeã sulamericana, latino-americana , tricampeonato intercolonial brasileiro e mais a participação no Hopes Mundial, atualmente e a numero 1 no ranking Nacional da CBTM, com 35.800 pontos, na frente de atletas renomadas, como Jessica Yamada, Giulia Takahashi, Laura Watanabe e Bruna Alexandre.

Deixe uma resposta