Com presença do cônsul geral do Japão e secretários estaduais, 40ª Festa de Flores e Morangos celebra a retomada

Cônsul visita o Pavilhão de Exposições ao lado de Nelson Yoshida, do prefeito e da primeira-dama (Fotos: Aldo Shiguti)

 

A 40ª edição da Festa de Flores e Morangos de Atibaia, tradicional festividade da comunidade japonesa realizada pela Associação Hortolândia com apoio da Prefeitura, teve início no último dia 2 com a presença do cônsul geral do Japão em São Paulo Ryosuke Kuwana, que visitou a feira pela primeira vez desde que assumiu o cargo, em agosto de 2020, e dos secretários estaduais Francisco Matturro, da Agricultura e Abastecimento, e Vinicius Lummertz (Turismo e Viagens), além do prefeito Emil Ono, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Atibaia, Tamy Ono, e do vice-prefeito, Fabiano de Lima.

Também participaram da cerimônia a secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelonia dos Santos Barbosa, o representante chefe do Escritório da Jica Brasil, Masayuki Eguchi, o diretor de Esportes do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social –, Roberto Tanaka (representando o presidente da entidade, Renato Ishikawa), e presidentes e representantes do Conselho da Associação Hortolândia de Atibaia, Associação Fukushima Kenjin de Atibaia, Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Atibaia (Acenbra), Associação dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais de Atibaia – Pró-Flor, Associação dos Produtores de Morango, Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, Sindicato Rural, além de vereadores, apoiadores, patrocinadores, secretários municipais e outras autoridades.

Decoração do Pavilhão de Exposições é um dos destaques

 

E, como não poderia ser diferente, após dois anos de interrupção por conta da pandemia, a  festa mais famosa da cidade retornou com tudo em 2022, reunindo cultura japonesa, gastronomia e, é claro, muitas flores e morangos. Não faltaram motivos para comemorar. Afinal, a festa celebra também o título oficial de “Capital Nacional do Morango”, projeto sancionado em junho deste ano.

Presidente da Associação Hortolândia, Nelson Yoshida manifestou sua alegria de poder retomar a realização do evento e agradeceu a confiança dos produtores rurais, colaboradores, expositores, voluntários, do prefeito e secretários municipais. Presidente da Associação Fukushima Kenjin de Atibaia, Toshio Inui disse que espera que, em breve, o Parque Ecológico de Atibaia possa estar recebendo esta e outras festas enquanto Tsutomu Mitsuiki, do Sindicato Rural de Atibaia, destacou o título de Capital Nacional do Morango conquistado pelo município.

Secretário Francisco Matturro

 

Sonhos – O presidente da Associação dos Produtores de Morango de Atibaia, Jarinu e Região, Osvaldo Maziero, lembrou que um dos responsáveis por essa conquista foi o ex-prefeito Mário Inui, que faleceu no ano passado. Ele explicou que, hoje, se Atibaia não é o maior produtor em termos de quantidade, detém o selo de melhor qualidade. E pediu apoio das autoridades aos produtores para que Atibaia volte a produzir em grande escala “como antigamente”.

Representando o governador Rodrigo Garcia, que esteve em Atibaia no feriado de 7 de Setembro, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro saudou a volta dos eventos presenciais e destacou os investimentos recordes na pesquisa agropecuária e falou ainda sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que foi 100% processado em São Paulo.

Já o cônsul Ryosuke Kuwana disse que ficou admirado com a forte presença da comunidade japonesa e da cultura japonesa em Atibaia “o que demonstra a longa e saudável relação de amizade entre os dois países”.

Ao Jornal Nippon Já,  o secretário de Turismo e Viagens disse que o sentimento era de felicidade. “Trata-se de uma festa comunitária mas que celebra também a produção de altíssima qualidade de morango. Além disso, aqui tem a história da colonização japonesa, que é a maior – o Brasil concentra a maior comunidade de imigrantes e seus descendentes do mundo fora o Japão – que ajudaram a construir o país”, conta Vinicius Lummertz, explicando que “nesse momento a gente começa a repensar porque tudo que está aqui é um sonho já realizado”.

Na abertura, Associação Hortolândia prestou homenagens a Takao Ono (em memória) e Eiro Ono

 

Sonhos – “Mas tem sonhos novos, que estão se projetando – porque vamos ter um local para exposição muito maior e mais adequado do que esse. Temos empresários que estão investindo para fazer aquela passarela de vidro na Pedra Grande e isso vai fomentar o turismo na região e temos uma associação que produz flores e morangos com qualidade. Mas o que se prevê aqui é muita geração de empregos, então, precisamos olhar com muito carinho para essa região. Minha expectativa é que isso seja parte de um novo sonho e, trabalhando juntos, de mãos dadas, as coisas funcionam”, disse o secretário, acrescentando que, “governar bem significa governar com a população, com as pessoas interessadas no desenvolvimento, no emprego e na expectativa para a nossa juventude, E aqui em Atibaia será um sucesso total”, afirmou.

Secretário Vinicius Lummertz

 

Para o prefeito, a Festa de Flores e Morangos é a maior festa que a cidade apoia e organiza. Saudosista, “e até melancólico”, Emil Ono explicou que ficou muito emocionado de poder participar da edição deste ano na condição de prefeito e lembrar que, há 42 anos, seu pai, Takao Ono, não só participou da festa como foi um dos responsáveis pela primeira edição do evento.

E Emil Ono ficaria ainda mais emocionado com a homenagem prestada pelos organizadores a seu pai (em memória), entregue a sua mãe, Sumico, e ao primo do seu pai, Eiro Ono – primeiro presidente da Associação Hortolândia, entregue ao seu irmão, Edmar. “Realmente fui pego de surpreso. Não sabia dessa homenagem. Minha mãe sabia mas não me falou nada”,  garantiu o prefeito, que, no palco, elogiou a primeira dama, que estava trajada com um quimono roxo.

O produtor Aflanio Tomikawa (D) com Masayuki Eguchi, da Jica

 

Atrações – A 40ª Festa de Flores e Morangos prossegue até o próximo dia 25 (sempre as sextas, sábados e domingos), no Parque Edmundo Zanoni. Com diversas variedades de morango nas barracas dos produtores e mais de 6 mil itens entre flores, plantas, vasos, insumos e outros produtos para jardinagem na feira da Pró-Flor, a festa não só possibilita aos visitantes comprar mercadorias de qualidade diretamente do produtor, mas também oferece uma infinidade de atrações para toda a família.

Além de toda a estrutura preparada para receber as mais de cem mil pessoas que o evento costuma receber todos os anos, como áreas de descanso e central de atendimento a guias de turismo e motoristas de ônibus, os visitantes ainda podem desfrutar as atrações do próprio parque, como a paisagem de cartão-postal às margens do lago, passeios de pedalinho e playground para as crianças.

Mais informações podem ser obtidas no site da festa: https://floresemorangos.com.br/.

(Aldo Shiguti)

 

 

PROGRAMAÇÃO – 10 A 25 DE SETEMBRO

SÁBADO (17)

12H: Grupo Zorbás (Grécia)

13H: Grupo Edelweiss (Alemanha)

14H: Taiko – Wadan (Japão)

15H: Assoc. Ryukyu Koku Matsuri Daiko (Japão)

16H: Coppélia Ballet (Regional)

DOMINGO (18)

12H: Grupo 24 de Outubro (Regional)

13H: Grupo Tirol (Áustria)

14H: Taiko (Japão)

15H: Grupo Shinsei Acal (Japão)

16H: Grupo Raízes de Atibaia (Regional)

SÁBADO (24)

12H: Companhia Balalayka (Rússia)

13H: Grupo Puro Country de Tuiuti (Regional)

14H: Grupo Tanzfreunde (Alemanha)

15H: Taiko (Regional)

16H: Grupo Allegretto (Regional)

DOMINGO (25)

12H: Grupo Raízes do Catira (Regional)

13H: Grupo Awaodori (Japão)

14H: Taiko (Japão)

15H: Grupo Kagura (Japão)

16H: Santa Marta dos Navegantes (Portugal)

 

*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

Deixe uma resposta