Cônsul geral prestigia bon odori no Centro Cultural e Esportivo de Ibiúna

Cônsul geral Ryosuke Kuwana participou da dança tradicional

 

O Centro Cultural e Esportivo de Ibiúna (CCEI) retomou neste sábado (17), o seu tradicional Festival Bon Odori. Em sua 49ª edição, o evento reuniu muita diversão, comida japonesa, danças e música. Autoridades também estiveram presentes participando como o cônsul geral do Japão em São Paulo Ryosuke Kuwana; o prefeito de Ibiúna, Paulinho Sasaki, o deputado federal Vitor Lippi (representante da Frente Parlamentar Brasil/Japão em Brasília), a deputada estadual Maria Lucia Amary (defensora do projeto de lei pela inclusão da Festa da Colônia Japonesa de Sorocaba no calendário turístico do Estado de São Paulo), Nélio Leite (presidente da Cetril – Cooperativa de Eletrificação de Ibiúna e Região), o presidente da União Cultural e Esportiva sudoeste (Uces) Silvio Furukawa, os vereadores de Ibiúna, Lino Junior, e de São Paulo, George Hato, e o representante chefe da Jica Brasil, Masayuki Eguchi, além de representantes dos kaikans de Piedade, Mairinque, Pilar do Sul, Sorocaba, Vargem Grande Paulista, Botucatu, Capão Bonito.

Bon Odori é um festival típico

 

Convidado de honra, o cônsul agradeceu as entidades nipo-Brasileiras, membros parceiros presentes no evento, a diretoria do CCEI e seu presidente, Hirofumi Maeda, pelo convite. “É um grande prazer conhecer Ibiúna e a comunidade local, sobretudo de poder compartilhar desse momento de confraternização com as senhoras e senhores”, disse o cônsul, acrescentando que ficou “muito feliz em encontrar pessoalmente essa comunidade após a pandemia, possibilitando essa retomada de eventos nikkeis, tão simbólicos e tradicionais como o bon odori”.

Público compareceu em peso ao evento, que está na 49ª edição

 

Tradição – O Bon Odori é um festival típico da cultura japonesa cujo objetivo é homenagear os antepassados por danças e festividades. A dança é uma das muitas tradições do feriado Obon. O festival, típico do mês de setembro em Ibiúna, é realizado anualmente em diversas regiões do Japão.

(com informações do Facebook/CCEI)

 

 

Deixe uma resposta