Registro mantém tradição com 68º Tooro Nagashi

Cônsul Ryosuke Kuwana prestigiou o 68º Tooro Nagashi (Fotos: Aldo Shiguti e Divulgação)

 

Uma tradição iniciada em meados da década de 1950, com o casal Emei e Myoho Ishimoto – ele, já falecido – foi retomada pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro (Bunkyo) e a Nichirenshu Emyoji com a realização da 68ª edição do Tooro Nagashi, tradicional cerimônia japonesa de cunho religioso em homenagem aos antepassados. Em Registro, no Vale do Ribeira, a programação este ano aconteceu em dois dias – 01 e 02 de novembro – e contou com a presença do cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, que esteve na cidade pela segunda vez desde que assumiu o cargo, em agosto de 2020.

Apresentação Grupo Ribeira Ryofu Daiko de Registro

 

O ponto alto, como sempre, foi a soltura de cerca de 1500 barquinhos nas águas do Ribeira de Iguape. E, como de costume, uma multidão acompanhou o evento. Aliás, os moradores locais costumam contar uma história curiosa envolvendo esta festividade em Registro. Segundo eles, é “tradição” chover nesta época do ano, mas a chuva sempre costuma dar uma trégua nos momentos que antecedem a soltura dos barquinhos, com o início da Cerimônia de Purificação das águas do Rio Ribeira de Iguape e o Ato Inter-religioso para as almas dos antepassados. Celebrado pela sacerdotisa Myoho Ishimoto, a missa conta com a participação de representantes de outras religiões. Este ano, usaram a palavra representantes da Igreja Episcopal e da Seicho-no-Ie.

Após a soltura dos barquinhos, os convidados e autoridades se dirigiram até o palco montado para a cerimônia de abertura. Além do cônsul, participaram o prefeito de Registro, Nilton Hirota (acompanhado da primeira-dama, Eliane Yamamaru); o presidente do Bunkyo de Registro, Irineu Makoto Kawajiri; o presidente da Federação das Entidades Nikkeis do Vale do Ribeira (Fenivar), Toraju Endo; o secretário municipal de Cultura, Edson Endo; o representante da Uces (União Cultural e Esportiva da Sudoeste), Milton Nomura e o coordenador do evento, Dilson Tsunoda, além de vereadores e secretários.

Jovens participam da tradicional dança do bon odori

Pioneira – O presidente do Bunkyo de Registro manifestou sua alegria em poder realizar novamente o evento de forma presencial após dois anos e agradeceu a todos que contribuíram para que esta edição fosse concretizada. Ele lembrou ainda que Registro é a pioneira na realização do Tooro Nagashi no país.

Representando o presidente da Uces, Silvio Furukawa, Milton Nomura disse que “talvez poucas conheçam a denominação Uces”. “Trata-se de uma entidade que congrega mais de 20 Bunkyos do Vale do Ribeira e da região Sudoeste”, explicou Nomura, que fez questão de citar a contribuição do ex-presidente Toshiaki Yamamura, que faleceu em março deste ano. “Ele sempre lutou para unir os Bunkyos e deixou um grande legado para a comunidade”, destacou Nomura, acrescentando que o  Tooro Nagashi de Registro “é, com certeza, uma das  festas mais marcantes e mais bem organizadas do Estado de São Paulo”.

Em seu discurso, o cônsul Ryoske Kuwana lembrou que a cidade de Registro “é um dos berços da imigração japonesa no Brasil” e preserva muitos legados dos pioneiros,  entre eles “esta importante homenagem aos antepassados”.  “Nossos ancestrais fizeram de Registro um dos lugares mais importantes da imigração japonesa no Brasil criando uma comunidade nikkei vibrante e muito ativa. Estando nesta cerimônia, impossível não lembrar das dificuldades indescritíveis enfrentadas pelos pioneiros ao chegarem no Brasil, uma terra tão distante da sua terra natal. Mas através do empenho, da esperança e criatividade aqueles imigrantes superaram os grandes obstáculos que se apresentaram em seus caminhos. E, graças aos seus esforços, a comunidade nikkei desfruta hoje enorme respeito e confiança da sociedade brasileira”, destacou o cônsul, afirmando que é motivo de muita honra constatar que o Tooro Nagashi tenha conquistado um profundo valor “para além da comunidade nipo-brasileira” envolvendo a todos em torno de um só desejo”, isto é, “rezar pelas almas dos antepassados”.

Presidente do Bunkyo de Registro, Makoto Kawaji discursa durante cerimônia de abertura

 

Apoio – Primeiro prefeito nikkei na história de Registro, Nilton Hirota destacou que a Prefeitura aumentou sua participação financeira no Tooro Nagashi “porque é uma festa que vale muito a pena”. Conforme revelou ao jornal Nippon Já, em 2019 o apoio era de 50 mil, em 2021 passou para 60 mil e este ano foi de R$ 90 mil. Ele também lembrou que, em 2019, quando assumiu a Prefeitura por um período de pouco mais de 100 dias, solicitou, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a reabertura do processo para que o Tooro Nagashi de Registro fosse reconhecido como Patrimônio da Cultura Imaterial do país. A solicitação foi feita em conjunto com o Bunkyo de Registro. Segundo o prefeito, a expectativa é que o processo seja sacramentado em breve.

Para o secretário Edson Endo, será mais um benefício para a cidade de Registro. “É mais um reconhecimento a nível nacional. Isso atrai turistas e gera economia criativa fazendo com que toda essa cadeia seja beneficiada”, garantiu o secretário, afirmando que o Tooro Nagashi é importante pois mantém viva a cultura japonesa.

 

KKKK – Além da celebração religiosa, a programação do 68º Tooro Nagashi contou também com uma programação artística com cantores, grupos de taikô e dança, além de praça de alimentação. Este ano, o Sesc Registro, que celebra o centenário do prédio do KKKK – sigla do nome em japonês da Companhia Ultramarina de Desenvolvimento, empresa responsável pela construção, em 1922, do edifício histórico que hoje sedia a unidade do Sesc em Registro, também preparou uma programação especial dentro do Tooro Nagashi, com destaque para o show do cantor Joe Hirata em parceria com o Bunkyo de Registro, e o Video Mapping; Uma construção e muitas histórias, com o Coletivo Coletores, que projetou uma animação na fachada do prédio do Sesc Registro, contando a história do conjunto arquitetônico e sua relação com o Vale do Ribeira.

(Aldo Shiguti)

 

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