Governo japonês condecora personalidades da comunidade

Cônsul Ryosuke Kuwana posa com os condecorados, acompanhado de lideranças da comunidade (Fotos: André Nakandakari/Diário Brasil Nippou)

No último dia 15, foi realizada, na residência oficial do cônsul geral do Japão em São Paulo, a Cerimônia de Outorga de Honrarias da Primavera e do Outono do 3º Ano da Era Reiwa (2021). Na ocasião, personalidades foram homenageadas com a “Ordem do Sol Nascente” e a “Ordem do Tesouro Sagrado”, condecorações japonesas entregues em nome do imperador para aqueles que prestaram longos e meritórios serviços ao país. No Japão, as outorgas de primavera e de outono ocorrem tradicionalmente nos dias 29 de abril (dia de Showa) e 3 de novembro (dia da cultura), respectivamente.

A cerimônia no Brasil, organizada pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo, contou com a presença de lideranças, como o primeiro vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Bunkyo), Roberto Yoshihiro Nishio; presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), Paulo Seichiti Saita; presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Toshio Ichikawa; presidente da Aliança Cultural Brasil – Japão, Eduardo Yoshida; e vice-presidente da Câmara do Comércio e Indústria Japonesa do Brasil (CCIJB) Toshifumi Murata.

Ryosuke Kuwana: “fortalecimento entre países”

 

Em seguida, ocorreu a entrega do diploma e da condecoração pelo cônsul-geral Ryosuke Kuwana. No seu discurso de saudação, ele celebrou a volta da cerimônia de outorga de honrarias depois de dois anos e demonstrou respeito e admiração pela dedicação dos condecorados para a prosperidade da comunidade nikkei. Também saudou todos os amigos e familiares que acompanhavam cada homenageado. Kuwana encerrou seu discurso desejando que a história dos condecorados se torne inspiração para os futuros merecedores da honraria e maior desenvolvimento e fortalecimento dos laços entre os países.

Primavera – Ao todo foram seis condecorados, três de cada estação do ano. A outorga iniciou-se com os condecorados da primavera: Keita Hayashi (Sokei Hayashi), com 76 anos, foi condecorado com Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata. Representante do Centro de Chado Urasenke do Brasil, Hayashi transmitiu a prática do chadô, a arte da cerimônia do chá, a discípulos em diversas partes do Brasil.

Na sequência, Renato Kenji Nakaya, de 76 anos, também foi agraciado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata. O empresário é ex-presidente da Sakura Nakaya Alimentos, e atualmente, preside o Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias no Estado de São Paulo, além de ser membro da diretoria da Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz.

Momento do brinde emocionou convidados e condecorados

 

Em seu discurso, Nakaya agradeceu a ordem, ao cônsul, a casa imperial japonesa e a Japan External Trade Organization (JETRO), que tem recebido muito apoio ao longos anos.

Já o terceiro condecorado de primavera, que também recebeu a Ordem do Sol Nascente Raios de Ouro e Prata, foi Luiz Higashi, de 70 anos, que foi presidente da Associação Cultural Esportiva e Agrícola de Suzano e vereador de Suzano. Emocionado, agradeceu principalmente a sua esposa, que o incentivou e colaborou para a criação do Centro Educacional Nipo-Brasileiro de Suzano.

Outono – A primeira condecorada de outono, com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata, foi a japonesa Shoko Suzuki, de 92 anos, uma das primeiras mulheres ceramistas e idealizadora do primeiro forno Noborigama (forno tradicional japonês) do país. “Senti-me abraçada quando desembarquei no porto de Santos. Sou nascida no Japão, mas foi o Brasil quem me criou”, destacou ela.

O brasileiro naturalizado Seizi Oga, de 84 anos, foi o segundo condecorado, com a Ordem do Tesouro Sagrado, Raios de Ouro com Roseta, sendo reconhecido o seu empenho nas áreas de farmacologia, toxicologia e esporte, especialmente como professor da Universidade de São Paulo (USP) e, na comunidaed, em cargos de presidência e vice-presidência na União dos Clubes de Gueitebol do Brasil (UCGB).

Por último, o atual presidente do Clube Cultural e Recreativo Nipo-Brasileiro de Piracicaba e membro do Conselho de Administração da Cosan, Pedro Isamu Mizutani, de 62 anos, foi condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata. O homenageado destacou que através da arte, mais especificamente do karaokê, pretende trabalhar com a manutenção e preservação dos valores e cultura japoneses.

Após os discursos, todos os condecorados, autoridades e convidados fizeram um brinde com o discurso do Roberto Nishio. Todos aproveitaram para uma sessão de fotos e a cerimônia encerrou-se com um coquetel em ambiente aberto e música ao vivo.

(Lika Shiroma)

 

Deixe uma resposta

3 Comentários
  1. Priscila Kashima Diz

    Parabéns Sokei sensei !!!

  2. Cenyra Diz

    Parabéns Sokei Hayashi Sensei pelo merecido diploma e condecoração!!!
    Parabéns aos demais homenageados pelo reconhecido trabalho em prol da sociedade!!!

  3. Anônimo Diz

    Parabéns!!!!