Nova geração da Associação Cotia Seinen quer resgatar história dos pais e fortalecer rede de contatos

Em 2015, o então deputado federal Walter Ihoshi organizou uma solenidade em Brasília para celebrar os 60 anos do Cotia Seinen

 

Em 2022, o Cotia Seinen, jovens japoneses entre 18 e 25 anos que vieram para o Brasil a partir de 1955 para suprir e qualificar mão-de-obra na agricultura brasileira, atendendo a uma demanda da então Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC), completa 67 anos de existência. Poucas pessoas sabem, no entanto, de sua importância para o desenvolvimento do país, em especial para a agriculturas.

E para que essa história não passe em branco, literalmente, para as novas gerações, um grupo formado por filhos de Cotia Seinens pretende assumir o papel de “ponte”, unindo a primeira às novas gerações.

“O legado que eles deixaram é indiscutível. Eles ajudaram a transformar o Brasil no quarto maior produtor de grãos do mundo”, conta o advogado Koto Wilson Tadashi, que acumula o cargo de vice-presidente e secretário da Associação dos Cotia Seinen.

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Estadual de Santa Catarina e coordenadora do Projeto de Intercâmbio e Cooperação dos Agricultores Nikkeis da América do Sul – vinculado ao Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão – a vice-presidente Izumi Honda, também filha de Cotia Seinen, destaca que a ideia é “quebrar esse paradigma da língua”.

A engenheira agrônoma Izumi Honda e o advogado Wilson Tadashi

“O intuito é realmente servirmos de ponte que vai unir as gerações”, diz Izumi, explicando que esse pequeno, porém, determinado grupo conta ainda com Masaaki Fumioka e Koji Yamashita.

Wilson Tadashi admite que o trabalho não será fácil porque os próprios filhos desconhecem parte da  história dos pais.

Izumi, por exemplo, explica que quer aplicar na prática todo conhecimento recebido em sua trajetória. “Estar no grupo de pioneiros é um aprendizado enorme”, diz Izumi, destacando que o primeiro passo a ser dado é despertar uma conscientização para a importância dos Cotia Seinens.

 

Homenagem – Deputado federal por três mandatos, Walter Ihoshi sabe muito bem a importância do Cotia Seinen. Em 2015, por sua iniciativa,  a Câmara dos Deputados realizou uma solenidade em homenagem aos 60 anos de imigração ao Brasil dos Cotia Seinen. Estiveram presentes o  então ministro da Embaixada do Japão, Kazuhiro Fujimura, e o presidente da associação, Susumu Maeda.

“O meu pai veio ao Brasil na década de 50 e foi um dos que chegaram através do Cotia Seinen. Assim como ele, vários outros jovens imigrantes chegaram ao Brasil, principalmente no Estado de São Paulo e outros no Paraná, e se dedicaram muito à agricultura. Esses pioneiros foram muito importantes para o desenvolvimento da agricultura em todo Brasil”, disse Ihoshi, acrescentando que, “vários deles, após esse processo inicial na agricultura também tiveram suas atividades no comércio, na indústria e em vários setores da economia brasileira e lutaram muito para que seus filhos pudessem ter uma formação  sólida que pudesse servir o nosso país. Fica aqui o meu reconhecimento a esses pioneiros e seus descendentes, enaltece Ihoshi.

Deixe uma resposta