Oficina de amigurumi e espetáculos com lendas japonesas são atrações no Sesc Registro
Um fim de semana dedicado às artes manuais e às lendas e histórias que povoam o universo literário japonês, mesclado com a apresentação de canções populares brasileiras. São as oficinas e espetáculos que o Sesc Registro oferece gratuitamente ao público da região neste sábado e domingo (dias 3 e 4 de setembro) e também no feriado de 7 de setembro. As atividades fazem parte do projeto “100 anos de histórias” em celebração ao centenário do prédio KKKK (sigla para o nome em japonês da Companhia Ultramarina de Desenvolvimento), onde o Sesc Registro está instalado. A programação especial segue até dezembro destacando culturas e histórias de pessoas, comunidades e lugares vinculados ao território do Vale do Ribeira.
Em Artes Manuais, a oficina “Amigurumi: meu amigo Totoro” vai possibilitar aos participantes aprenderem a técnica japonesa amigurumi, que usa os pontos básicos do crochê para confecção de bichinhos, bonecos e diversas outras peças para decoração. Na oficina será confeccionado um boneco do Totoro, famoso personagem do filme de Hayao Miyazaki, “Meu vizinho Totoro”. A atividade acontece no sábado e domingo (dias 3 e 4), às 14h, e será coordenada por Patrícia Nakamura, artesã conhecida como Paty Mimmos.
Já na área de Literatura, a Cia. Variante de teatro traz histórias japonesas que atravessam séculos e são contadas de geração em geração. O diferencial é que a companhia faz a apresentação junto com canções populares brasileiras e composições autorais inseridas no repertório. No sábado (dia 3), às 17h, será apresentado o espetáculo “Histórias Japonesas com Músicas Brasileiras: O Vendedor de Sandálias”, contando a história de um casal que passa por dificuldades financeiras e que não tem dinheiro nem para fazer o “mochi”, tradicional bolinho japonês das festas de fim de ano. O velhinho, então, decide vender sandálias no centro da cidade. De forma lúdica e poética, a apresentação narra a saga do casal e trata de desigualdade social e invisibilidades.
Na tarde do domingo (dia 4), a Cia. Variante volta à cena com o espetáculo “Histórias Japonesas com Músicas Brasileiras: o Manto de Plumas”. Desta vez, narra a história de uma mulher celestial que tinha o poder de voar usando um manto mágico cheio de plumas. Um dia, depois de uma tempestade e com o manto todo encharcado e pesado, ela tira o manto para poder descansar e esperar a chuva passar, mas acaba caindo no sono e, então, um pescador o rouba. A lenda japonesa foi adaptada e também é apresentada pelo grupo teatral com música ao vivo. O espetáculo começa às 17h.
Feriado com as Carpas Voadoras – No feriado de 7 de setembro a criançada vai poder se divertir ao mesmo tempo em que aprende a confeccionar o seu próprio “Koinobori – Carpas Voadoras” durante a oficina que acontece na quarta-feira, a partir das 14h, na Área de Convivência. Em japonês, “koi” significa carpa e “nobori”, estandarte, bandeira. De acordo com a Japan House, as flâmulas representando carpas são símbolo de coragem, força e perseverança e fazem parte da tradição do Dia das Crianças no Japão, quando são hasteadas pelas famílias para celebrar a felicidade e o bem-estar das crianças. A atividade será conduzida por educadores em atividades infanto-juvenis do Sesc Registro.
Programação Sesc Registro:
Oficina- Artes Manuais
Amigurumi: meu amigo Totoro
Com Paty Mimmos
Dias 3 e 4/09 – sábado e domingo – 14h.
Literatura – Espetáculo
Histórias Japonesas com Músicas Brasileiras: O Vendedor de Sandálias
Com Cia Variante
Dia 3/09 – sábado – 17h.
Literatura – Espetáculo
Histórias Japonesas com Músicas Brasileiras: O Manto de Plumas
Com Cia Variante
Dia 4/09 – domingo – 17h.
Crianças – Oficina
Koinobori – Carpas Voadoras
Com educadores em atividades infanto-juvenis do Sesc Registro
7 de setembro – quarta-feira – 14h.