Concurso consagra cosplayers e fecha ‘Festival do Japão’ com ‘chave de ouro’

O apresentador Kendi Yamai com os cinco premiados do Concurso de Cosplay do Festival do Japão (Foto: Arne Lee)

 

Uma das atrações mais esperadas pelo público do Festival do Japão, por trazer beleza e plasticidade ao evento, é o Concurso de Cosplay. Última atração do palco no domingo, a competição não deixou a desejar neste retorno presencial do Festival e fechou com “chave de ouro” o maior evento de cultura japonesa do Brasil.

No total, 34 cosplayers foram selecionados para a fase final, incorporando personagens de jogos, animês e mangás de sucesso. Alguns se destacaram com a impressionante interpretação do personagem no palco; outros, com os detalhes do figurino. Cada um mostrou – do seu jeito – o amor e admiração pelas obras originais, indicando que o segmento continua aquecido no País.

Ao final das avaliações, cinco cosplayers conquistaram o júri em diferentes estilos. Israel Ferreira de Souza Barros faturou o título de “Cosplayer Revelação” interpretando o Gavião Negro da obra Liga da Justiça. A surpresa de sua apresentação seu deu pelo figurino bastante elaborado e pelas asas que faziam movimentos leves.

Minutos após conquistar a premiação, o cosplayer revelou ao Nippon Já que está há apenas quatro anos como cosplayer, mas é participante de carteirinha do Concurso de Cosplay do Festival do Japão. Inclusive, Barros já havia participado de edições anteriores e garantido alguns títulos. “Sempre recomendei o Festival do Japão aos meus amigos cosplayers como um bom evento. A volta do Festival depois de dois anos foi maravilhosa”, comemorou.

Morganna Farat, com a personagem Avatar Kyoshi (Foto: Lika Shiroma)

 

Outro que encantou público e júri foi Fernando Silva, ganhador da “Melhor Personificação”. No palco, ele, com seu figurino e interpretação impecáveis, fez com que todos acreditassem que o Imperador Kuzco, de “Nova Onda do Imperador”, estivesse presente em carne e osso.

Já o “Cosplay Destaque” nesta edição do Festival foi para Jonathan Brito, interpretando o personagem Jin Sakai do jogo “Ghost of Tsushima”. Ele reproduziu a armadura do samurai e, de quebra, ainda trouxe uma pelúcia de raposa se referindo ao companheiro do personagem.

Nas duas últimas categorias, o título de “Grand Champion” acabou com uma cosplayer: Morganna Farat, dando vida à personagem Avatar Kyoshi da obra “Avatar: A lenda de Aang”. Já opúblico geral também escolheu seu coplayer favorito, elegendo Gabriel Augusto Tarakdjian, mais conhecido nas redes sociais como Gat, que representou o desenho “Thomas e Seus Amigos”. Apesar de ter escolhido uma obra bastante inusitada, sua criatividade em se tornar o Condutor Gordo (personagem do desenho cujo nome verdadeiro é Sir Topham Hatt) montado no trem Thomas, aliado ao carisma conquistaram o público – que fez até fila para uma foto com o vencedor.

Gat, que está “sempre inteirado nos animês e mangás da vida”, expressou muita felicidade de ter conquistado um título logo na primeira vez que participou do Concurso de Cosplay do Festival do Japão. Sobre a sua única justificativa para ter se candidatado a este concurso, disse que “só queria que as pessoas ficassem feliz”. E conseguiu.

 

Dia da Cultura Geek – Logo no início do concurso, o movimento geek do município pôde comemorar uma grande conquista. Na ocasião, o vereador Aurélio Nomura entregou uma carta de lei que inclui o “Dia da Cultura Geek”, comemorado no dia 25 de maio, no calendário de eventos da cidade de São Paulo.

Vereador Aurélio Nomura entrega carta que inclui o Dia da Cultura Geek no calendário municipal (Foto: Lika Shiroma)

 

A data homenageia todos do “segmento Cosplay, Moda Kawaii, J-Fashion, Lolita, Visual-Kei, Gamers, Colecionadores, Animes, Grupo Star Wars, Tokusatsu, e outros” e estimula a promoção de eventos e atividades comemorativas com o incentivo da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Turismo.

Segundo Nomura, o movimento geek é “uma coisa de futuro muito grande”. “Tem a questão de diversão, você faz o pessoal se aprofundar em estudos, pesquisar novos talentos… Mas além de tudo isso, tem essa questão de relacionamento e do empreendedorismo. Estamos crescendo muito. Você vê o que tem de produtos sendo vendidos, é um mercado que cresce cada vez mais”, explicou o vereador, adiantando ainda que, no ano que vem, há planos para realizar uma festa comemorativa do Dia da Cultura Geek na Câmara Municipal. “Vamos chamar todos, homenagear o pessoal e valorizar a Cultura Geek, que é muito importante para nós e para a cidade de São Paulo”, completou.

(Lika Shiroma)

 

Deixe uma resposta