Homenagens marcam os 60 anos de fundação da São Paulo Norte

 

Membros da Comissão Organizadora da Cerimônia dos 60 anos cantam o “parabéns pra você” (Fotos: Aldo Shiguti)

 

Fundada em 1962 como “Seihoku Nitigakuren Kenkyu-Kai”, a União Cultural e Esportiva São Paulo Norte – que recebeu a atual denominação em 1990 – comemorou seu 60º aniversário no último dia 18, na sede da Associação Cultural e Esportiva Santana – uma de suas 13 entidades filiadas. E a celebração ocorreu em grande estilo, com presença de políticos e representantes das filiadas. Estiveram presentes os vereadores Aurélio Nomura e George Hato, os candidatos a deputado estadual Coronel Américo, Laura Kamia e Delegada Raquel, e os candidatos a deputado federal Walter Ihoshi e Hélio Nishimoto, além do ex-vereador Ushitaro Kamia, o vice-presidente do Bunkyo  – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Marcelo Hideshima (representando o presidente Renato Ishikawa), o presidente da Anma (Associação Nikkei Mirim de Atletismo), Yudo Yassunaga, o diretor Regional do Bunkyo na Noroeste, Shinichi Yassunaga e o presidente do Centro Brasileiro de Língua Japonesa, Noritaka Yano.

Na abertura, foi feito um minuto de silêncio em memória aos pioneiros.

São Paulo Norte apresentou sua nova logomarca

 

Na oportunidade, foi apresentado o novo logotipo da São Paulo Norte. Criado pelo colaborador e apresentador de eventos Jorge Suzuki, a nova marca destaca a sigla SPN, de “São Paulo Norte”, numa referência direta e clara à instituição. A ideia é simbolizar de forma mais apropriada todo o vigor e dinamismo que caracterizam a entidade.

Durante a solenidade, foram prestadas homenagens a Marcelo Hideshima – que iniciou sua participação na Associação Cultural e Esportiva de Tucuruví aos 10 anos de idade, e hoje é uma das principais lideranças da comunidade nikkei – e aos professores de nihon gakko da SPN, Mayumi Azuma, Emerson Gushiken, Cláudia Hamasaki, Maria Shishido, Fumie Kobayashi e Yolanda Matsumoto. Também foram homenageados os professores de karaokê.

Marcelo Hideshima com José Kanashiro

 

Jovens – Em discurso do atual presidente da São Paulo Norte – lido pelo vice, Mario Suga – José Kanashiro lembrou que a entidade vem retomando as atividades gradativamente, “mas ainda em meio às incertezas nas áreas social, econômica e, sobretudo, política”. “Sobrevivemos à fase crítica da pandemia graças ao espírito de solidariedade, de união e de amizade que nos permitiu assim realizarmos vários eventos solidários de gastronomia”, explicou Kanashiro, que destacou, em especial, o saudoso ex-presidente Toyohiro Shimura, que ficou à frente da SPN por 28 anos consecutivos. “Sua história se confunde com a da própria São Paulo Norte”, disse o atual presidente, acrescentando que a pandemia impôs o distanciamento social às atividades não só da SPN como também prejudicou as de outros segmentos da sociedade.

Kanashiro com a professora Yolanda Matsumoto

 

“No entanto, a sociedade reagiu, buscando novas formas de relacionamento se utilizando e dominando as tecnologias disponíveis no mercado, sobretudo pelos mais jovens. Reuniões sociais, comerciais e institucionais de forma virtual se mostraram, em muitos casos, mais eficientes e abrangentes que os presenciais”, afirmou Kanashiro, destacando que hoje as reuniões dos diretores ocorrem no formato online, “evitando assim deslocamentos e demoradas reuniões presenciais”.

“Professores e alunos de karaokê já se organizaram para a prática de aulas e concursos à distância, envolvendo crianças, jovens e até os mais idosos, mas precisamos avançar mais, precisamos e convidamos os mais jovens para as posições estratégicas nas entidades, precisamos de mais crianças nas entidades, pois só assim poderemos preservar e levar adiante a nossa cultura japonesa, tão admirada e respeitada pelos brasileiros, nikkeis e não nikkeis”, comentou Kanashiro.

Coordenador geral da Cerimônia dos 60 Anos, José Euripedes Pratavieira – que também foi o coordenador no cinquentenário da entidade – agradeceu a todos que contribuíram financeiramente para que a festa pudesse ser realizada e lembrou que o país vive um momento importante, às vésperas de mais uma eleição. E desejou sucesso aos candidatos nikkeis em seu ingresso ou reingresso na vida pública.

Homenagem a Emily e Aiko Arakaki

 

Desafios – Coube ao secretário Hideo Kamiya, dar o histórico e traçar as perspectivas da União Cultural e Esportiva São Paulo Norte. Lembrou que José Kanashiro ocupa o cargo desde 2016 e que a entidade teve outros nomes no passado, sendo que a atual denominação aconteceu em 1990 pelo fato de que diversas atividades culturais e esportivas já faziam parte anual da UCESPN. “Novas atividades, tanto culturais quanto esportivas, foram incluídas nos anos seguintes”, disse Kamiya, lembrando que Toyoshiro Shimura ficou à frente da entidade de 1988 a 2015, tornando-se o presidente mais longevo nesses 60 anos da SPN.

E como forma de as associações não só se manterem vivas como também ativas e atuantes nos próximos cinco anos, lançou como desafio a busca de novas formas de atualização e reestruturação com as mudanças que estão ocorrendo no mundo atual. Segundo ele, a reestruturação está diretamente ligada ao aumento de interesse das novas gerações pela participação nas atividades dos kaikans.

Vereador Nomura homenageou a São Paulo Norte

 

Gratidão – Um dos homenageados nas comemorações dos 60 anos da União Cultural Esportiva São Paulo Norte, Marcelo Hideshima destacou sua alegria de poder reencontrar “amigos que me acompanham desde a minha infância quando comecei a participar da Associação Cultural e Esportiva de Tucuruví, aos 10 anos de idade”. “Sentimento de gratidão a São Paulo Norte e as treze associações filiadas que sempre me receberam muito bem e abriram as portas para que pudéssemos ir atrás dos nossos sonhos e objetivos; e assim a minha história começou na comunidade nipo-brasileira”, destacou Hideshima, acrescentando que o Interkaikans foi criado com apoio total da São Paulo Norte e que visava o fortalecimento das associações e o surgimento de novas lideranças.

 

Emoção – Presidente do Centro Brasileiro de Língua Japonesa, Noritaka Yano se emocionou com a homenagem prestada aos professores de língua japonesa. “É a primeira vez que estão tratando bem os professores de língua japonesa”, afirmou.

Já o vereador Aurélio Nomura homenageou a União Cultural e Esportiva São Paulo Norte com um Diploma de Honra ao Mérito entregue ao presidente José Kanashiro.

O brinde foi feito pelo presidente da Anma, Yudo Yassunaga. Depois do corte do bolo, foi servido o almoço. Apresentações artísticas encerram a programação.

Claudia Hamasaki foi homenageada

 

Homenagem a Maria Shishido

 

Homenagem a Fumie Kobayashi

 

Homenagem a Emerson Gushiken

 

Homenagem a Mayumi entregue a Maria Shishido

 

(Aldo Shiguti)

 

Deixe uma resposta