Homenagens marcam os 60 anos de fundação da São Paulo Norte
Fundada em 1962 como “Seihoku Nitigakuren Kenkyu-Kai”, a União Cultural e Esportiva São Paulo Norte – que recebeu a atual denominação em 1990 – comemorou seu 60º aniversário no último dia 18, na sede da Associação Cultural e Esportiva Santana – uma de suas 13 entidades filiadas. E a celebração ocorreu em grande estilo, com presença de políticos e representantes das filiadas. Estiveram presentes os vereadores Aurélio Nomura e George Hato, os candidatos a deputado estadual Coronel Américo, Laura Kamia e Delegada Raquel, e os candidatos a deputado federal Walter Ihoshi e Hélio Nishimoto, além do ex-vereador Ushitaro Kamia, o vice-presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Marcelo Hideshima (representando o presidente Renato Ishikawa), o presidente da Anma (Associação Nikkei Mirim de Atletismo), Yudo Yassunaga, o diretor Regional do Bunkyo na Noroeste, Shinichi Yassunaga e o presidente do Centro Brasileiro de Língua Japonesa, Noritaka Yano.
Na abertura, foi feito um minuto de silêncio em memória aos pioneiros.
Na oportunidade, foi apresentado o novo logotipo da São Paulo Norte. Criado pelo colaborador e apresentador de eventos Jorge Suzuki, a nova marca destaca a sigla SPN, de “São Paulo Norte”, numa referência direta e clara à instituição. A ideia é simbolizar de forma mais apropriada todo o vigor e dinamismo que caracterizam a entidade.
Durante a solenidade, foram prestadas homenagens a Marcelo Hideshima – que iniciou sua participação na Associação Cultural e Esportiva de Tucuruví aos 10 anos de idade, e hoje é uma das principais lideranças da comunidade nikkei – e aos professores de nihon gakko da SPN, Mayumi Azuma, Emerson Gushiken, Cláudia Hamasaki, Maria Shishido, Fumie Kobayashi e Yolanda Matsumoto. Também foram homenageados os professores de karaokê.
Jovens – Em discurso do atual presidente da São Paulo Norte – lido pelo vice, Mario Suga – José Kanashiro lembrou que a entidade vem retomando as atividades gradativamente, “mas ainda em meio às incertezas nas áreas social, econômica e, sobretudo, política”. “Sobrevivemos à fase crítica da pandemia graças ao espírito de solidariedade, de união e de amizade que nos permitiu assim realizarmos vários eventos solidários de gastronomia”, explicou Kanashiro, que destacou, em especial, o saudoso ex-presidente Toyohiro Shimura, que ficou à frente da SPN por 28 anos consecutivos. “Sua história se confunde com a da própria São Paulo Norte”, disse o atual presidente, acrescentando que a pandemia impôs o distanciamento social às atividades não só da SPN como também prejudicou as de outros segmentos da sociedade.
“No entanto, a sociedade reagiu, buscando novas formas de relacionamento se utilizando e dominando as tecnologias disponíveis no mercado, sobretudo pelos mais jovens. Reuniões sociais, comerciais e institucionais de forma virtual se mostraram, em muitos casos, mais eficientes e abrangentes que os presenciais”, afirmou Kanashiro, destacando que hoje as reuniões dos diretores ocorrem no formato online, “evitando assim deslocamentos e demoradas reuniões presenciais”.
“Professores e alunos de karaokê já se organizaram para a prática de aulas e concursos à distância, envolvendo crianças, jovens e até os mais idosos, mas precisamos avançar mais, precisamos e convidamos os mais jovens para as posições estratégicas nas entidades, precisamos de mais crianças nas entidades, pois só assim poderemos preservar e levar adiante a nossa cultura japonesa, tão admirada e respeitada pelos brasileiros, nikkeis e não nikkeis”, comentou Kanashiro.
Coordenador geral da Cerimônia dos 60 Anos, José Euripedes Pratavieira – que também foi o coordenador no cinquentenário da entidade – agradeceu a todos que contribuíram financeiramente para que a festa pudesse ser realizada e lembrou que o país vive um momento importante, às vésperas de mais uma eleição. E desejou sucesso aos candidatos nikkeis em seu ingresso ou reingresso na vida pública.
Desafios – Coube ao secretário Hideo Kamiya, dar o histórico e traçar as perspectivas da União Cultural e Esportiva São Paulo Norte. Lembrou que José Kanashiro ocupa o cargo desde 2016 e que a entidade teve outros nomes no passado, sendo que a atual denominação aconteceu em 1990 pelo fato de que diversas atividades culturais e esportivas já faziam parte anual da UCESPN. “Novas atividades, tanto culturais quanto esportivas, foram incluídas nos anos seguintes”, disse Kamiya, lembrando que Toyoshiro Shimura ficou à frente da entidade de 1988 a 2015, tornando-se o presidente mais longevo nesses 60 anos da SPN.
E como forma de as associações não só se manterem vivas como também ativas e atuantes nos próximos cinco anos, lançou como desafio a busca de novas formas de atualização e reestruturação com as mudanças que estão ocorrendo no mundo atual. Segundo ele, a reestruturação está diretamente ligada ao aumento de interesse das novas gerações pela participação nas atividades dos kaikans.
Gratidão – Um dos homenageados nas comemorações dos 60 anos da União Cultural Esportiva São Paulo Norte, Marcelo Hideshima destacou sua alegria de poder reencontrar “amigos que me acompanham desde a minha infância quando comecei a participar da Associação Cultural e Esportiva de Tucuruví, aos 10 anos de idade”. “Sentimento de gratidão a São Paulo Norte e as treze associações filiadas que sempre me receberam muito bem e abriram as portas para que pudéssemos ir atrás dos nossos sonhos e objetivos; e assim a minha história começou na comunidade nipo-brasileira”, destacou Hideshima, acrescentando que o Interkaikans foi criado com apoio total da São Paulo Norte e que visava o fortalecimento das associações e o surgimento de novas lideranças.
Emoção – Presidente do Centro Brasileiro de Língua Japonesa, Noritaka Yano se emocionou com a homenagem prestada aos professores de língua japonesa. “É a primeira vez que estão tratando bem os professores de língua japonesa”, afirmou.
Já o vereador Aurélio Nomura homenageou a União Cultural e Esportiva São Paulo Norte com um Diploma de Honra ao Mérito entregue ao presidente José Kanashiro.
O brinde foi feito pelo presidente da Anma, Yudo Yassunaga. Depois do corte do bolo, foi servido o almoço. Apresentações artísticas encerram a programação.
(Aldo Shiguti)