Mirandópolis sedia 48º Encontro de Agricultores da Noroeste

Shigueyuki Hasuike, presidente da Associação Cultural e Esportiva de Mirandópolis

 

Foi realizado no dia 25 de setembro (domingo), o 48º Encontro de Agricultores da Noroeste da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste no Kaikan de Mirandópolis.

Coordenado por Shoji Korin, presidente da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste – Setor 3, o encontro contou com a presença de Hideto Honda presidente da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, Sigueyuki Hasuike presidente da Associação Cultural Esportiva de Mirandópolis, Ademiro Olégario dos Santos Prefeito Municipal de Mirandópolis, Shoji Korin, presidente da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste – Setor 3, Kiyoshi Shimasaki presidente das Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira das Aliança,  Kazoshi Shiraishi Presidente de Honra da Federação, Engº Agrônoma Agrônomo da ESALQ/USP Kunio Nagai, Engº Agrônomo Roberto Sekiya, Engº Agrônomo Gilberto Massami Watanabe e Engº Agrônomo Kazuhiro Nagumo.

Presentes também Diretor da Agricultura e Abastecimento Arthur Fernandes de Matos, diretora do Desenvolvimento industrial e comercial.

Encontro foi realizado no kaikan de Mirandópolis

 

Conforme explica Shinichi Yassunaga, este evento é tradicionalmente realizado com visita dos produtores no campo, ou seja, as propriedades rurais. “Mas devido a pandemia, esta edição foi realizada em um formato diferente, onde os organizadores visitaram as propriedades escolhidas e coletaram imagens e informações”, disse Yassunaga, acrescentando que “tivemos participação maciça dos produtores rurais da região Noroeste”.

Engenheiro Kunio Nagai

 

O engenheiro agrônomo da Cati, Edgar Bortoli dos Santos, fez a apresentação da estrutura fundiária do município de Mirandópolis. O evento contou também com apresentações dos vídeos: 80 anos de fundação da Cooperativa Agrícola da Fazenda, plantio e cultivo do Shitake e Manga pela Comunidade Yuba (com explanação de Yoshiki Tsuji e Lintaro Yuba); plantio e cultivo da atemoia, graviola e caju (através do produtor rural Noriaki Honma, que possui uma área de cinco alqueires localizado no bairro da 1ª Aliança); plantio e cultivo de abacaxi da variedade “Havai” de Reinaldo Kobayashi, produtor do município de Guaraçaí; Edson Matsunaka, produtor tradicional do município de Lavínia, além da com o engenheiro agrônomo, Kunio Nagai, da ESALQ/USP sobre Agricultura Sustentável.

Fonte: Roberto K. Sekiya

Deixe uma resposta