Municípios de Suzano e Komatsu, no Japão, dão início a celebração de 50 anos de irmandade

Encontro teve a participação do chefe do município japonês, Shoei Miyahashi, e do vice Yukihiro Koshita, para celebrar os 50 anos de irmandade

 

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, participou de uma videoconferência na última terça-feira (19/07) com autoridades da cidade de Komatsu, localizada na província japonesa de Ishikawa. O encontro foi realizado na presença do chefe do executivo do município, Shoei Miyahashi, e seu vice Yukihiro Koshita, com o objetivo de avançar com as tratativas de intercâmbio cultural e esportivo, bem como de iniciar a celebração dos 50 anos de irmandade e o centenário da imigração japonesa no território suzanense.

Na oportunidade, também integraram a reunião o chefe do Departamento de Promoção de Intercâmbio Cultural de Komatsu, Yukari Yamamoto, e os representantes da Divisão de Turismo e Intercâmbio, o chefe Mitsuhiro Murata, o inspetor-chefe Tatsuya Koshikawa, o coordenador de Relações Internacionais, Paulo Oliveira e o técnico-adminsitrativo Subaru Tsukioka. Já o corpo da administração municipal suzanense foi composta pelo secretário de Meio Ambiente, André Chiang; o diretor de Cultura, Amaury Rodrigues; a Comissão do Centenário da Imigração Japonesa em Suzano, com o presidente Minoru Harada e o vice Reinaldo Katsumata, bem como a coordenadora de Recursos Humanos da empresa Komatsu do Brasil, Bruna Shinowara.

A videoconferência iniciou com a apresentação de todos os participantes, bem como um momento de fala do chefe do prefeito suzanense e o do município japonês. Durante o seu discurso, Ashiuchi endossou os avanços de Suzano, afirmando as estratégias de crescimento e também os rankings nacionais que a cidade paulista foi classificada, como o de Cidades Amigas da Internet, de Execução Orçamentária, Saneamento Básico, no Índice de Cidades Empreendedoras e entre outros.

O prefeito Shoei Miyahashi comemorou o 50º ano de irmandade com Suzano e se colocou à disposição para contribuir com o desenvolvimento da cidade, reforçando o fundamento de ser uma cidade-irmã, que se configura por meio de suas semelhanças, como a demografia e a formação histórica, a fim de estabelecerem um laço duradouro. Miyahashi também manifestou o interesse em visitar a cidade suzanense e poder fortalecer o vínculo que já se tornou tradicional e motivo de orgulho à população local.

Ashiuchi agradeceu o compromisso e reforçou a importância da internacionalização de negócios com a cidade localizada na província de Ishikawa. “O principal fator global, ao qual o irmanamento se fundamenta, é o conceito de correspondência e é isto que estamos fazendo agora. Suzano está pronta para estabelecer acordos de intercâmbio cultural e de partilha de conhecimento, ensino e políticas empresariais, além de outras atividades. Toda troca de experiências será enriquecedora para os envolvidos e fico muito grato pela oportunidade”, afirma.

Durante o encontro, as autoridades prestaram homenagem a Kazuo Nakada, importante figura diplomática que viabilizou a irmandade entre as cidades e que foi presenteado com uma porcelana Kutani, produzida pelo artista Yukio Yoshida. Nakada foi diretor da Associação Cultural, Esportiva e Agrícola de Suzano, onde trabalhou para desenvolver e promover a cultura, atividades esportivas e educação japonesa e até hoje contribui com projetos para a comunidade Nikkei de Suzano.

Troca de presentes – Para formalizar o projeto de intercâmbio e o aniversário de estabelecimento de vínculo, Komatsu enviou quimonos de judô como sinal de amizade. Enquanto Suzano, irá enviar artesanatos simbólicos da cidade e camisetas do Suzano Vôlei, como forma de agradecimento pelas saudações e apoio.

O encontro dá início a uma série de atividades programadas para os meses de julho e agosto, com o propósito de enaltecer a cultura japonesa e fortalecer as raízes diante de uma trajetória rica de costumes e tradições. “O ano de 2022 é um marco na história nipônica no Brasil, e não poderíamos deixar de celebrar a vinda deste povo que foi tão importante para o desenvolvimento da cidade. Portanto, deixo registrado meu prestígio e admiração pelo trabalho de todos e que a programação especial representa o respeito aos nossos ancestrais”, finalizou Ashiuchi.

O cronograma de ações pode ser conferido no site oficial da Prefeitura de Suzano (suzano.sp.gov.br).

 

Deixe uma resposta