Oficiais nikkeis são promovidos em cerimônia com Bolsonaro

General de brigada Yoshida, Vice-Almirante Koga e Contra-Almirante Assano

 

O presidente Jair Bolsonaro participou no último dia 4, no Palácio do Planalto, em Brasília, da cerimônia de promoção de oficiais-generais das Forças Armadas. Ao todo, foram promovidos 23 oficiais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Da Marinha, entre os promovidos a vice-almirante está o contra-almirante Celso Mizutani Koga. Nascido em São Paulo, Koga é formado na Escola Naval e Engenharia Mecatrônica – pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e ocupa atualmente o cargo de Diretor de Gestão de Programas da Marinha.

 

Já para o posto de contra-almirante, um dos promovidos foi o capitão de mar e guerra Alexandre Itiro Villela Assano. Nascido em 2 de agosto de 1971, o contra-almirante Assano é natural da cidade de São Paulo, filho de Itiro Assano (Birigui, SP) e Therezinha Villela Assano (Barra Mansa, RJ). Formou-se na Escola Naval em 1993, ingressando na Esquadra, como Oficial de Superfície, no ano seguinte. Com especialização em Gerenciamento de Projetos pela COPPEAD/UFRJ, é Mestre (2010) e Doutor (2021) em Ciências Navais, tendo realizado o Curso de Altos Estudos de Defesa na Escola Superior de Guerra (2020). Ele assume nesta quinta-feira (11) o cargo de Chefe do Estado-Maior do Comando do 9º Distrito Naval, em Manaus.

 

Do Exército, também recebeu promoção a general de brigada o coronel Marcello Yoshida. Nascido em São Paulo em 11 de junho de 1972, Yoshida é filho de Isao e Sueli Yoshida. Com Doutorado em Ciências Militares, Curso de Comando e Estado-Maior do Exército dos EUA e Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, entre outros, Yoshida passa a ocupar o cargo de Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Guaicurus, em Dourado (MS).

(com Agência Brasil)

Deixe uma resposta