Jetro promove carne wagyu e arroz japonês no Festival do Japão
A Jetro, organização de comércio exterior do Japão, estará com um estande no 23º Festival do Japão, que acontece nesta sexta, sábado e domingo (dias 15, 16 e 17), no São Paulo (zona Sul de São Paulo), para promover a famosa carne wagyu e o arroz japonês. Essa ação é a primeira de várias que o escritório da Jetro São Paulo fará neste ano para divulgar esses produtos, com o objetivo de torná-los mais conhecidos do público brasileiro e incentivar o seu comércio para o país.
Durante o evento, haverá degustações e palestras com especialistas, um deles vindo do Japão, para explicar o que torna esses dois produtos tão apreciados em todo o mundo.
“Wagyu” se refere às raças de boi japonesas que se tornaram famosas pela carne marmoreada: a gordura entremeada entre as fibras musculares cria um desenho parecido com os veios do mármore. Essa característica é responsável pela textura, maciez e sabores inigualáveis desse produto.
Para falar sobre essa carne, a Jetro traz ao Brasil o especialista Kenichiro Yamazaki. De uma família de criadores de wagyu da província de Miyazaki, no sul do Japão, Yamazaki estudou gastronomia e trabalhou em restaurantes em diferentes países, como Cingapura e Tailândia. Hoje, dedica-se a divulgar a carne wagyu mundo afora.
Já o arroz japonês tem como característica a sua maciez no paladar, que lhe confere um sabor ligeiramente adocicado e consistência glutinosa. No Festival do Japão, as palestras e degustações serão conduzidas pela chef Cristina Eguchi. Cristina é chef de cozinha internacional pelo Senac, mestre em gelateria pela Carpigiani Gelato University de Bolonha na Itália, instrutora de confeitaria e gelateria da Universidade Anhembi Morumbi, e já atuou como chef confeiteira no restaurante Fasano.
“A carne wagyu e o arroz japonês conquistaram o Ocidente e queremos incentivar que mais pessoas no Brasil também conheçam as qualidades e o sabor inigualável desses produtos”, afirma Hiroyuki Saito, diretor de comércio exterior da Jetro no Brasil, em São Paulo. “Ao torná-los mais conhecidos, esperamos também fomentar e abrir novos canais de comércio entre o Japão e o Brasil.”
Segundo Saito, a importação do wagyu diretamente do Japão já é permitida desde 2019 e, em 2020, apesar da pandemia, a importação cresceu 80%. Ao longo de 2022, haverá mais iniciativas da Jetro São Paulo para promover esses produtos, explica ele.
Datas e horários:
Dia 16/7 (sábado)
Sobre wagyu
– às 10h e às 11h30
Sobre arroz
– às 14h30, 16h e 17h30
Dia 17/7 (domingo)
Sobre arroz
– às 10h e às 11h30
Sobre wagyu
– às 14h30 e às 16h