Mari Satake – As leitoras

Mensalmente elas se reúnem. Reúnem-se para debaterem sobre seus pontos de vista e impressões sobre a leitura de algum texto ou livro previamente acordado entre elas.

Às vezes, surge algum imprevisto para alguém e então elas tentam se ajustar para uma nova data. Nem sempre é possível dentro daquele mês e acabam adiando para o mês seguinte. Há períodos em que os encontros parecem não render, conversam sobre várias coisas, mas sobre o texto mesmo, o debate pouco flui. Todas parecem sentir a mesma coisa, daquela vez, não foi uma boa escolha. Mas, mesmo assim, todas elas seguem firmes naquele exercício a que se propuseram e insistem até concluírem a tarefa. No final, elas acabam achando que apesar de tudo, valeu a pena e fazem piadas para que façam uma feliz e próspera nova escolha.

A discussão sobre a leitura é o motivo principal daqueles encontros, no entanto, naquele espaço há abertura para outros assuntos. Já houve encontro em que alguém chegou trazendo sua cesta de tricô para mostrar a nova blusa que estava tricotando e queria tirar uma dúvida com a outra que também gosta de tricotar. Sorte que nem todas tricotam. Mas volta e meia aparece alguém com algum assunto fora da pauta e tudo bem, o único problema é que a reunião se estenderá para além do horário previsto, pois a regra fundamental é esgotar o texto ou capítulo proposto para aquela data.

Comidinhas gostosas feitas por alguém também sempre rolam. E há reunião entre amigas ou amigos sem a presença de comidas e bebidas? Difícil.

Ali naquele grupo, há espaço para quase todo tipo de leitura. Suas integrantes já passaram por várias agruras na vida em diferentes profissões, agora são aposentadas mas todas, de alguma forma, continuam ativas exercendo algum tipo de trabalho e engajadas em várias outras atividades . Pendurar as chuteiras, jamais!

Interessante é observar que apesar de escolherem em conjunto uma obra para juntas debaterem ao longo de alguns meses, todas elas ao longo do período fazem várias outras leituras particulares  que acabam de alguma forma enriquecendo os debates e favorecendo um intercâmbio de livros entre elas.

Vida longa às leitoras!

 

 

Deixe uma resposta