Sessão especial homenageia imigrantes japoneses que ajudaram a colonizar Mato Grosso

Sessão homenageou comunidade nikkei na Assembleia de MT (Foto: Helder Faria / Secretaria de Comunicação Social)

 

Uma sessão especial realizada na noite de quinta-feira (30), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, homenageou a comunidade japonesa da região, que muito contribuiu para o desenvolvimento do estado desde a década de 1950. A sessão plenária especial requerida pelo deputado Carlos Avallone (PSDB) outorgou a honraria “Comenda Senador Filinto Müller” ao patriarca e pioneiro Tadashi Okamura, bem como deu destaque ao Dia da Imigração Japonesa, comemorado no dia 18 de junho.

Tadashi Okamura foi um dos grandes líderes da comunidade local. Chegou no Brasil em 1928 e estabeleceu-se no interior de São Paulo e depois no Paraná. Casou com Kaneyo (Dona Rosa) e estabeleceram-se como agricultores em Roseira e Jataizinho, na região de Londrina.

 

Em 1954, junto com sua família, fixaram residência em Cuiabá e, na década de 60, virou empresário ao adquirir o Hotel Paraná e depois implantou em Cuiabá a primeira fábrica de artefatos de concreto. Em 1966, com a criação da Companhia de Habitação Popular de Mato Grosso, a Cohab, foi convidado a compor a equipe como topógrafo, realizando todas as demarcações dos conjuntos habitacionais. Atuou por 12 anos e era reconhecido pelos colegas de trabalho como excelente profissional.

 

Foi um dos fundadores da Associação Cultural Nipo-brasileira de Cuiabá e Várzea Grande, que tinha como objetivo prestar assistência aos migrantes que chegavam a Mato Grosso. Presidiu a associação por 14 anos, incentivando a manutenção dos costumes e tradições da terra natal, como a língua japonesa, os eventos culturais, festivais de música, dança e esportes.

 

Tadashi Okamura faleceu em 10 de abril de 1993 e Kaneyo Okamura faleceu em 24/04/1995, em Cuiabá/MT.

Em 5 de junho de 2007 a Câmara Municipal de Cuiabá, por iniciativa do vereador Clóvis Hugueney Neto, concedeu Moção de Aplauso à Família Okamura pela relevante contribuição a Cuiabá e ao estado de Mato Grosso.

 

 

 

Deixe uma resposta